MOTIVAÇÃO E CONSUMO CONSCIENTE: CONTRIBUIÇÕES DAS TEORIAS EVOLUCIONISTAS APLICADAS AO COMPORTAMENTO HUMANO
motivos sociais fundamentais, psicologia evolucionista, hiperconsumo, consumo parcimonioso
O hiperconsumo é responsável por diversos problemas ambientais e sociais. A psicologia evolucionista é uma área que tem abordado essa temática através de diversas vertentes, destacando neste estudo a teoria dos motivos sociais fundamentais. O objetivo desta pesquisa é investigar os motivos sociais fundamentais, o consumo consciente e a relação entre essas variáveis em uma amostra populacional de brasileiros. O efeito de variáveis sociodemográficas também foi investigado. Foram coletados dados através de questionário on-line (n=539) e realizados estudos teóricos. Este estudo foi dividido em 3 artigos: 1) “Motivos Sociais Fundamentais: Análise Comparativa de Sexo, Idade e Renda em Brasileiros”, 2) “Motivos sociais fundamentais e consumo consciente: uma investigação exploratória” e 3) “Os comportamentos pro-ambientais e a abordagem evolucionista: caminhos possíveis”. Os resultados do primeiro artigo chegaram à conclusão de que alguns estados motivacionais podem influenciar na forma como conduzimos nossas vidas, com destaque para algumas etapas do desenvolvimento e condição socioeconômica. O segundo artigo encontrou que a idade, os motivos de cuidado e autoproteção como com variáveis importantes para o consumo consciente, e o status e estratégias reprodutivas como dificultadores de consumos parcimoniosos, além de influências específicas da renda. O terceiro artigo, teórico, contribui para esclarecer as diversas possibilidades de estudos evolucionistas na temática do comportamento pró-ambiental. Conclui-se que esta pesquisa reúne importantes achados para a sociedade e a comunidade acadêmica sobre as bases evolutivas dos comportamentos que favorecem e desfavorecem o meio ambiente.