Aprendizagem e viés cognitivo em cavalos (Equus caballus)
Cavalos; Aprendizagem; Viés cognitivo; Bem-estar; Emoções.
Fatores estressores prejudicam a qualidade do bem-estar de um animal e apresentam forte relação com a presença de comportamentos anormais ou estereotipados. Na literatura consta que diversas espécies de animais como ratos, cabras, porcos, macacos, humanos e até abelhas com piores condições emocionais tendem a julgar estímulos ambíguos mais pessimistamente, mas como isso ocorre em cavalos? Partindo do princípio que a cognição e memória são fundamentais para a sobrevivência de cavalos (Equus caballus) e que as emoções refletem o sucesso na aprendizagem, este estudo visa a aplicabilidade de uma ferramenta rápida para avaliação do bem-estar e correlacioná-la com o estado afetivo/emocional de cavalos. Para estudar a aprendizagem e o viés cognitivo serão avaliados parâmetros como tempo de aprendizagem nos testes, fisiologia cardíaca e parâmetros comportamentais, a fim de fazer uma categorização dos indivíduos com fenótipos comportamentais shy ou bold, uma vez que a avaliação do temperamento pode inferir sobre a reação comportamental do indivíduo diante de uma determinada situação, bem como tentaremos verificar se ou como a empatia aos humanos influencia nos padrões de aprendizado. No estudo, será utilizado um n amostral de no mínimo 30 animais, alojados em um baias individuais, com faixas etárias entre 2 a 18 anos, compreendendo indivíduos jovens, adultos e seniores. Ao fim do estudo, busca-se a geração de informação e aumento do conhecimento sobre o tempo de aprendizado e viés cognitivo de cavalos, bem como a produção de artigoscientíficos.