Aprendizagem Espaço-Temporal e Efeitos de Diferentes Fotoperíodos no Aprendizado do Peixe Paulistinha.
Aprendizagem; Reforço Social; Ritmo Circadiano; Claro Constante; Escuro
Constante; Danio rerio.
Para processar a informação ambiental e perceber o tempo, os indivíduos utilizam-se de pistas ambientais, como luz e temperatura, que servem como guia para o relógio interno. O mecanismo temporizador endógeno é chamado relógio circadiano, o qual comanda uma grande variedade de ritmos diários bioquímicos, fisiológicos e comportamentais presentes nos organismos. Com isso, os animais podem antecipar eventos espaço-temporalmente distribuídos e usar essa informação para organizar as atividades diárias, o que é uma vantagem adaptativa para os indivíduos, já que muitos fatores ambientais apresentam variação circadiana. Aprendizagem espaço-temporal (do inglês:"time-place learning’’-TPL) é a habilidade de associar lugares com importantes eventos biológicos em diferentes horas do dia. Em nosso estudo utilizamos como modelo o peixe paulistinha (Danio rerio), conhecido por ser altamente social, para testar aprendizagem espaço-temporal baseada em reforço social. Além disso, objetivamos averiguar os efeitos dos fotoperíodos claro constante e escuro constante na aprendizagem espaço-temporal, e se nessas condições, o ritmo locomotor do peixe paulistinha é alterado. Para isso, testamos três diferentes grupos (n=10): fotoperíodo claro-escuro (CE), claro constante (CC) e escuro constante (EE) durante 30 dias da seguinte maneira: diariamente, um grupo de 5 peixes paulistinha foi introduzido em um recipiente localizado no compartimento da manhã (lado direito), às 8:00h e retirado às 9:00h, e em outro recipiente do compartimento da tarde (lado esquerdo), às 17:00h e removido às 18:00h, servindo como estímulo para que o peixe experimental ocupasse o compartimento onde o grupo fosse colocado. O comportamento foi filmado nos dois horários, 15 minutos antes e durante os 60 minutos de exposição ao estímulo, no 15º e no 30ª dia, porém neste último, os peixes foram filmados sem a presença do estímulo a fim de averiguarmos a aprendizagem espaço-temporal. Por fim, para saber a influência dos três fotoperíodos na atividade dos indivíduos, filmamos os últimos 7 dias de teste, para registrar o comportamento de locomoção em forma de actograma. Nossos resultados mostraram que em ciclo claro-escuro (CE) o peixe paulistinha apresenta TPL, bem como é capaz de antecipar a hora e local do estímulo (grupo de coespecíficos), enfatizando a importância desse estímulo para um animal social nesse tipo de aprendizagem. Quando expostos à um fotoperíodo de claro constante, os animais perderam a capacidade de discriminação espaço-temporal, associando apenas o local referente ao horário da tarde (lado esquerdo), em ambos os horários que o estímulo foi apresentado. Os dados referentes à aprendizagem em escuro constante e a atividade/repouso para a produção do actograma ainda estão em fase de análise.