Estratégia reprodutiva do peixe-voador, Hirundichthys affinis e do peixe agulha preta, Hemiramphus brasiliensis no litoral de Caiçara do Norte, Rio Grande do Norte, Brasil
Peixes marinhos, estratégia de reprodução, Hirundichthys affinis, Hemiramphus brasiliensis, otólitos, Caiçara do Norte, Rio Grande do Norte.
O peixe-voador, Hirundichthys affinis Günther, 1866 (Exocoetidae) e a agulha preta, Hemiramphus brasiliensis Linnaeus,1758 (Hemiramphidae) são peixes marinhos de valor comercial, que contribuem para a produção pesqueira artesanal do Rio Grande do Norte. Além da importância econômica, esses peixes são importantes do ponto de vista ecológico, sendo componentes na cadeia alimentar pelágica, nos quais são presas preferidas de grandes predadores de alto valor comercial. O trabalho teve como objetivo determinar as estratégias reprodutivas de H. affinis e de H. brasiliensis e a produção pesqueira de H. affinis no litoral Norte do Rio Grande do Norte, Brasil. Os resultados estão apresentados sob a forma de seis artigos científicos e um artigo de revisão. O primeiro artigo aborda as medidas morfométricas e merísticas que confirmaram a taxonomia da espécie, a estrutura da população em peso-comprimento onde foi verificado que as fêmeas são maiores e mais pesados e o desenvolvimento gonadal de H. affinis, através de observações macroscópicas dos ovários e testículos. O segundo artigo descreve às táticas reprodutivas, tais como, proporção sexual, comprimento da primeira maturação sexual, fecundidade e período de desova, que indicam a estratégia reprodutiva de H. affinis.O terceiro artigo mostra a variação anual da produção de H. affinis em Caiçara do Norte, durante o período de 1993 a 2010, dando ênfase a relevância desse peixe na produção pesqueira no RN, incluindo a queda na produção nos anos de 2008 a 2010.O quarto artigo apresenta a estrutura populacional, no que tange ao comprimento e peso, proporção sexual e a relação peso-comprimento de H. brasiliensis. O quinto artigo apresenta a biologia reprodutiva com detalhes sobre a proporção sexual, o comprimento da primeira maturação sexual, a fecundidade e o tipo e o período de desova. O sexto artigo descreve a estratégia reprodutiva de H. brasiliensis. O artigo de revisão aborda o tema de determinação da idade dos peixes tropicais através de otólitos. As duas espécies utilizam o litoral de Caiçara do Norte para fins reprodutivos. H. affinis migra das águas oceânicas para as águas costeiras, coincidindo com o período chuvoso, apresentando desova total e a estratégia reprodutiva do tipo sazonal. Enquanto H. brasiliensis vive e reproduz nas águas costeiras apresentando desova parcelada e uma estratégia reprodutiva do tipo de equilíbrio.