A AÇÃO DOCENTE: DESVELANDO O CURRÍCULO NA EJA
EJA. Ação docente. Diferenças socioculturais. Multiculturalismo. Currículo.
A presente tese teve como objeto a ação docente e relação com as diferenças socioculturais dos alunos como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos o seguinte: a ação docente que se dá de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo, pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação e currículo na modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professores de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário. Os dados foram recolhidos e construídos a partir dos registros no diário de campo e das gravações. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos na teorização Crítica e Pós-crítica de currículo, com ênfase nos Estudos Culturais tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (1998); Skiliar (2000); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011;2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, na interculturalidade, o que requer dos referidos docente formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor, sobretudo, daquele que atua com jovens e adultos. Esta discussão se entrelaça ainda nos estudos de Josso (2010).