Banca de DEFESA: JENAICE ISRAEL FERRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JENAICE ISRAEL FERRO
DATA: 29/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Multimeios I
TÍTULO:

A AÇÃO DOCENTE: DESVELANDO O CURRÍCULO NA EJA


PALAVRAS-CHAVES:

EJA. Ação docente. Diferenças socioculturais. Multiculturalismo. Currículo.


PÁGINAS: 196
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente tese teve como objeto a ação docente e relação com as diferenças socioculturais dos alunos como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e qual o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos o seguinte: a ação docente que se dá de maneira transversada pelas concepções, percepções, experiência, formação e interesses institucionais, influenciando fortemente o currículo, pode ser um fator ímpar para interpretarmos o que ocorre na sala de aula, repercutindo num repensar sobre a referida ação e currículo na modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professores de três turmas da modalidade EJA de uma escola pública da cidade de Estrela de Alagoas – AL. Como procedimentos de construção de dados, utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário. Os dados foram recolhidos e construídos a partir dos registros no diário de campo e das gravações. No que diz respeito à sistematização, organização e análise dos dados, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos na teorização Crítica e Pós-crítica de currículo, com ênfase nos Estudos Culturais tendo em vista os princípios de democratização, dialogicidade, emancipação, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (1998); Skiliar (2000); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011;2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Círculos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, na interculturalidade, o que requer dos referidos docente formação numa perspectiva de pesquisa – formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes do professor, sobretudo, daquele que atua com jovens e adultos. Esta discussão se entrelaça ainda nos estudos de Josso (2010). 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BÁRBARA CRISTINA MOREIRA SICARDI NAKAYAMA - UFSCAR
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE
Externo à Instituição - JANE PAIVA - UERJ
Externo à Instituição - MARINAIDE LIMA DE QUEIROZ FREITAS - UFAL
Interno - 1674905 - MARISA NARCIZO SAMPAIO
Presidente - 350854 - ROSA APARECIDA PINHEIRO
Interno - 349752 - ROSALIA DE FATIMA E SILVA
Notícia cadastrada em: 01/06/2015 09:51
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