A fotografia e o vaqueiro de gibão: a imagem criando sentidos na pesquisa de campo.
Fotografia; antropologia visual; vaqueiro de gibão;memória; Acari
Esta dissertação é uma investigação no campo da antropologia visual sobre o uso de registros fotográficos da figura do vaqueiro nordestino da cidade de Acari, no Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de um recorte sobre o vaqueiro de gibão, os contextos históricos e contemporâneos que definem sua presença como um ofício e cultura, assim como a forma com que as estratégias antropológicas contribuíram para compreender como eles acessam suas próprias imagens. Discorrem-se questões que envolvem o uso das imagens no campo da Antropologia, apresentando as estratégias adotadas que evidenciam a potência da fotografia como uma ferramenta de construção de conhecimento e de exploração de vínculos entre os vaqueiros e o fotógrafo-antropólogo, permitindo um trabalho compartilhado e participativo, trazendo relevância à presença e contribuição dos afetos entre os envolvidos no processo de investigação e construção deste trabalho. A combinação da fotografia com vivências, entrevistas, registros e trocas realizadas permitiu compreender o universo dos vaqueiros e contribuiu para o repertório de pesquisas no campo da Antropologia sobre o tema do vaqueiro e sobre as imagens. Por este trabalho, é possível evidenciar algumas formas de como podemos trabalhar com a imagem em pesquisas de campo, assim como contribuir para a preservação da figura do vaqueiro de gibão, sua memória e cultura.