UNIVERSITÁRIAS E MÃES: CONCILIANDO VIDA ACADÊMICA E MATERNIDADE EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO
Vida acadêmica; Maternidade; Ensino Remoto Emergencial.
Durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), alunas e/ou professoras, muitas vezes, tiveram suas reuniões virtuais interrompidas pelas demandas do cuidado com seus filhos(as) e/ou com idosos que estavam sob suas responsabilidades. A partir dessa evidência, me questiono nesta dissertação como foi a adaptação ao ensino remoto para parcela de discentes das Universidades que são mulheres e mães. Em que medida a modalidade de ensino remoto emergencial impactou a dinâmica de vida dessas estudantes? Como as universitárias que são mães, situadas no ambiente doméstico, conciliaram vida acadêmica e maternidade diante deste novo contexto? Esses são alguns questionamentos que esta pesquisa etnográfica visa compreender. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo apresentar e refletir sobre os processos de conciliação entre vida acadêmica e maternidade vivenciados por universitárias no exercício da maternidade e do cuidado durante o período de Ensino Remoto Emergencial, contextualizado à luz do cenário da pandemia da Covid-19 e do isolamento social. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo virtual entre janeiro e dezembro do ano de 2021. E as interlocuções se deram por meio de diálogos em um grupo no Whatsapp intitulado “MÃES UNIVERSITÁRIAS”, que foi criado para os fins desta pesquisa. A partir deste contato, pude perceber que apesar dos limites da política emergencial de retomada das aulas em formato de ensino remoto, as universitárias-mães, com as quais dialoguei, conseguiram agenciar seus contextos particulares e avançar nos seus processos formativos.