ARTE, EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS: A FORMAÇÃO DE SUBJETIVIDADES NO CONTEXTO DE ESPETÁCULOS CÊNICOS NO IFRN
Subjetividades; Performances de Estado; Antropologia da Educação; Juventudes; Experiência e Performance.
Essa pesquisa busca compreender como se dá a formação de subjetividades por meio de espetáculos cênicos no espaço escolar do IFRN e em que medida os(as) estudantes possuem agências nesses processos de subjetivação. Os sujeitos em questão são compreendidos como constituídos nas suas relações, práticas e experiências, que podem ser significadas, transformadas e interpretadas a partir de performances artísticas. Tratamos a escola como uma instituição de Estado, elementar no projeto de formação de sujeitos do Estado-Nação, sendo este uma abstração, um efeito, que se constrói a partir das práticas cotidianas, mas também por meio de performances culturais. Os(as) estudantes são agentes que desenvolvem suas práticas e elaboram subjetividades em meio a disputas de narrativas e projetos de Nação, trazendo ecos de confrontos que se sobressaem no cenário nacional, mas também articulando suas experiências a partir de vivências familiares, movimentos sociais e outros grupos da comunidade local. Assim, debruçamo-nos sobre o processo de produção e apresentação de espetáculos cênicos no âmbito do IFRN, por meio de observação etnográfica de eventos culturais intercampi, entrevistas e análise documental, aprofundadas a partir da interação com estudantes do Núcleo de Artes do campus Mossoró. As primeiras análises evidenciam as temáticas de violência de gênero, sexualidade, saúde mental, padrões de beleza, racismo e desigualdade social como as principais questões abordadas pelos(as) estudantes em suas performances artísticas, tecendo uma narrativa pautada na ideia de resistência.