COMPRAS E SOCIABILIDADE: Um estudo sobre a experiência de compras femininas de roupas, acessórios e maquiagens no Instagram e em três cenários de Natal
Consumo; Cidade; Cibercultura; Antropologia Urbana.
O presente trabalho tem por objetivo analisar as compras femininas de roupas, acessórios e maquiagens e como este segmento se relaciona com o espaço urbano e virtual. Os espaços observados foram três cenários na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte: Alecrim, Centro e Natal Shopping. Além destes espaços foi observada a plataforma digital Instagram. A metodologia adotada é a etnografia, inicialmente, a pesquisa observou 6 mulheres em uma faixa de 20 a 40 anos. O trabalho está dividido em dois capítulos e cada capítulo subdividido em seis sessões. O primeiro capítulo aborda a relação das compras de roupas, acessórios e maquiagens com a plataforma Instagram, desenvolvendo alguns aspectos, dentre eles a influência da plataforma para este tipo de consumo, a apropriação por parte das lojas da plataforma utilizando-a como uma vitrine, por último de que maneira o Instagram atua como um espaço de interação em que as mulheres podem manifestar sua opinião em relação a cosméticos. O segundo capítulo aborda a relação do espaço urbano com as compras. Neste capítulo foram desenvolvidos aspectos como as particularidades do Centro, Alecrim e Natal Shopping, bem como estas particularidades interferem nas compras de roupas, acessórios e maquiagens produzindo sociabilidade. Além disso, o capítulo aborda as estratégias que as interlocutoras utilizaram para circular pelos espaços e as suas classificações do uso das roupas de acordo com o ambiente e a ocasião.