TRAJETÓRIAS TECIDAS ENTRE AS LUZES DA CIDADE E AS VEREDAS DO SERTÃO: JOVENS MULHERES RURAIS, ENSINO SUPERIOR E PROJETOS DE VIDA.
Jovens mulheres rurais – ensino superior – projetos de vida
Ao tomar como interlocutoras jovens universitárias de uma comunidade rural no norte cearense que vivem nos fluxos e fronteiras entre campo e cidade, tenho por objetivo compreender os fatores motivadores e que tornaram possível uma trajetória de longevidade escolar – a chegada à universidade – bem como analisar como se dá a (re) construção de seus projetos de vida ao longo da experiência universitária. Para tanto, tomo como pressuposto a necessidade de percorrer os itinerários pelos quais constroem seus cotidianos. Assim, à luz da perspectiva da etnografia multissituada de Marcus (2001), sigo as trilhas cotidianas das jovens, a saber: a comunidade rural, o transporte universitário e a universidade. Com uma abordagem qualitativa, este empreendimento etnográfico elege a observação participante, entrevistas semiestruturadas e narrativas biográficas como técnicas de pesquisa necessárias para atingir suas finalidades. São nos fluxos e no cruzamento de fronteiras – produtores de subjetividades – que as jovens, num movimento processual, se (re) constroem entre o mundo rural e o universo urbano. O trânsito entre diferentes domínios e universos de significados leva à articulação entre diversificadas redes, promovendo a proliferação de múltiplas experiências. A multiplicidade de referências leva, assim, ao problema da fragmentação, que para Velho (2003) é um dos indícios da modernidade. Todavia, é no imbricado processo entre continuidade e descontinuidade, entre tradição e modernidade que podemos localizar a compreensão da (re) construção dos projetos de vida dessas jovens. Os dados obtidos apontam para uma realidade complexa e multifacetada, que sinalizam para a elaboração dos projetos de vida dentro de uma perspectiva urbana, utilizando-se da cidade e de suas benesses, mas sem um desenraizamento do campo, que permanece como forte referência para se pensar as trajetórias das jovens investigadas.