Educação na aldeia Katu: entre avanços institucionais e impasses para a autonomia indígena
Etnicidade; políticas educacionais; autonomia indígena; processos educativos; Aldeia Katu; Rio Grande do Norte
Este trabalho apresenta um avanço na elaboração da tese intitulada “Educação na aldeia Katu: entre avanços institucionais e impasses para a autonomia indígena”, cujo propósito é analisar a concepção de educação do povo Potiguara da aldeia Katu, a partir do seu processo de emergência étnica. Nesse estágio de pesquisa entende-se a educação como um processo amplo, para além das escolas, se relacionando com a luta territorial, a organização social e política, e com os elementos da identidade étnica do povo Potiguara, conforme apresentado nos primeiros capítulos. Em seguida, o foco da pesquisa será investigar as formas em que as especificidades étnicas são consideradas nas políticas educacionais municipais, buscando perceber as relações, tensões, conflitos e negociações entre a população indígena e as instâncias do Estado na configuração da educação no território indígena.