A Etnomatemática na Cerâmica Peruana: uma proposta de sequência pedagógica
Etnomatemática. Contexto Sociocultural. Ensino de Matemática.
Este trabalho teve como objetivo investigar conhecimentos matemáticos utilizados como ferramentas na fabricação e comercialização de telhas de cerâmica vermelha pelos oleiros do povoado Currais Novos/RN, localizado a 250 km da capital do Rio Grande do Norte. Para alcançarmos nossos objetivos, nos apoiamos nas concepções d’ambrosianas de Etnomatemática, além da pesquisa qualitativa em uma abordagem etnográfica. Nas análises dos dados coletados, podemos concluir que há conhecimentos matemáticos no manejo da fabricação e comercialização de telhas, muitas vezes diferentes dos da matemática acadêmica, principalmente na cubagem da lenha, na cubação das argilas, no manejo com as medidas de tempo, no método de contagem, na arrumação das telhas, na preparação da massa cerâmica e na comercialização das telhas. Esses conhecimentos foram descritos e analisados à luz dos teóricos da Etnomatemática, apoiado também nos documentos oficiais, os Parâmetros Curriculares Nacionais. As análises desses conhecimentos geraram subsídios para elaboração de um produto educacional - uma proposta de sequência pedagógica – destinado ao Ensino de Matemática nos níveis Fundamental e Médio para as escolas dessa Comunidade.