ATIVIDADES ESTRUTURADAS DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS NUMA ABORDAGEM HISTÓRICA POR MEIO DE E-BOOK
História da Matemática. Atividades Estruturadas. Equações Polinomiais. E-book.
O presente estudo visa investigar como se dá a inter-relação do conteúdo de equações polinomiais com atividades estruturadas e a História da Matemática por meio de uma sequência de atividades apresentadas num e-book, de modo que o resultado dessa investigação resulte numa proposta didática e pedagógica para o ensino de equações polinomiais numa abordagem histórica por meio de um e-book. Para tanto, nos fundamentamos em pressupostos teóricos e metodológicos da História da Matemática, de atividades estruturadas e das novas tecnologias, com ênfase na ferramenta e-book. Utilizamos como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, visto que o nosso objeto de pesquisa se adequa com os objetivos dessa modalidade de pesquisa. Como instrumentos metodológicos, utilizamos o e-book como ferramenta síntese da sequência de atividades a ser avaliada, enquanto que os questionários, entrevistas semiestruturadas e observação participante tiveram o intuito de registrar e analisar a avaliação que os participantes fizeram das atividades. O tratamento e análise dos dados dos questionários foram organizados, classificados e quantificados em quadros sintéticos para melhor visualização e compreensão. Em seguida registramos a nossa interpretação e análise desses dados. Quanto à observação participante foi utilizada para contribuir com a análise qualitativa dos dados quantificados, enquanto as entrevistas foram transcritas sinteticamente e analisadas qualitativamente. A análise ratificou os nossos objetivos da pesquisa e contribuiu para aperfeiçoar, aprovar e indicar o uso do e-book para o ensino de equações polinomiais. Assim, consideramos que este produto educacional trará importantes contribuições para o ensino desse conteúdo matemático, na Educação Básica.