SABERES AMBIENTAIS E O ENSINO DAS ESTAÇÕES DO ANO
estações do ano, astronomia e clima, conhecimentos tradicionais, educação e cultura, construção de calendários
O ensino das estações do ano é fundamental para compreendermos ciclos naturais da Terra e, nesse sentido, deve integrar um ensino de astronomia comprometido com uma educação ambiental mais ampla. No entanto, a literatura em Ensino de Ciências há muito tem apontado a ocorrência de associações equivocadas das estações astronômicas com características não condizentes dos ambientes que vivenciamos, em nosso país. A correção desse equívoco demanda a sistematização de saberes culturais acerca do ambiente local e ao mesmo tempo, a compreensão de diferentes perspectivas em que as estações foram e são pensadas – em particular, a perspectiva que utiliza como referência o movimento anual do Sol como subsídio para a divisão do ano em quatro estações. Nesse sentido, elaboramos um minicurso intitulado Saberes ambientais e o ensino das estações do ano, para professores da educação básica, no qual utilizamos como referencial teórico a abordagem humanística. A dissertação apresenta os fundamentos, os materiais e as atividades deste minicurso, que visa favorecer o olhar para diferentes culturas na sua forma de perceberem os ciclos anuais de seus ambientes, e de os relacionarem com diferentes referências astronômicas – o Sol, as constelações, ou ainda, a Lua. A discussão de textos elaborados com base em estudos da etnoastronomia, a construção de calendários a partir de visitas a comunidades tradicionais, e atividades com gnomon e observação do céu noturno, compõem o núcleo metodológico do minicurso. A análise e os resultados iniciais da aplicação do mesmo junto a um grupo de professores em formação fazem também parte do presente trabalho.