Ensinando sobre a Natureza da Ciência: uma abordagem explícita e contextualizada a partir da História do Vácuo
História e Filosofia da Ciência no Ensino, Natureza da Ciência, Vácuo, Formação de Professores
Nas últimas décadas, a importância de incluir conteúdos de Natureza da Ciência (NdC) no ensino de ciências tem sido enfatizada. Diversos trabalhos tem se preocupado em investigar as concepções sobre NdC sustentadas por alunos e professores, bem como em elaborar, implementar e avaliar propostas cujos objetivos se relacionam a propiciar espaços de reflexão sobre essa temática no contexto educacional. Dada à complexidade desses conteúdos, estudos apontam a necessidade de abordagens explicitas e contextualizadas dos mesmos, sendo a História da Ciência (HC) um dos possíveis caminhos para essa inserção. Partimos da premissa de que, por meio de um estudo histórico, que visa discutir o significado e a base de nossas “crenças”, podemos conhecer o processo de construção do que “acreditamos” e entender melhor o seu significado. A presente dissertação se insere nessa perspectiva, propondo, com o objetivo de colaborar com o ensino de conteúdos de NdC, explorar a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica, temática de alto potencial didático ainda pouco utilizado. Apresentamos ações em diferentes frentes que originaram dois produtos no âmbito do presente trabalho. Na primeira frente, inserimos a pesquisa e a produção de materiais de referência (textos aprofundados) para consulta e que possam subsidiar a produção de intervenções didáticas para a discussão explícita e contextualizada de conteúdos de NdC por meio da História do Vácuo. Consideramos, no entanto, que a existência de material instrucional acessível e de boa qualidade não é garantia de que esses recursos venham a ser empregados se não forem acompanhados de discussões, na formação dos professores, sobre como utilizá-los, contextos e obstáculos a serem enfrentados. Partindo desse pressuposto, a segunda vertente apresentada diz respeito à organização e implementação de uma oficina para licenciandos e professores de Física, tendo em vista a instrumentalização desses indivíduos para a elaboração e uso de estratégias didáticas para esse tipo de abordagem de aspectos de NdC por meio de episódios da História do Vácuo. A relevância dessa segunda frente, em particular, se justifica pela existência de lacunas no que diz respeito à inserção da temática Natureza da Ciência e da própria HFC na formação de professores.