Contribuições das pesquisas em história no ensino da Matemática para a ação docente: um estudo centrado nas dissertações e teses defendidas no Brasil entre 1990-2010
Ensino de Matemática; História da Matemática, Educação Matemática; Educação.
Este trabalho tem a finalidade principal de catalogar a produção cientifica na área de História da Matemática nos programas de pós-graduação stritu sensu do país, das áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências Naturais e Matemática e áreas afins, com vistas selecionar e agrupar os estudos em História da Matemática oriundos das pesquisas realizadas pelos estudantes de pós-graduação dos diversos programas existentes no Brasil entre 1990 e 2010, com vistas a agrupar as dissertações e teses em cinco tendências: 1) Estudos e pesquisas em História e Epistemologia da Matemática; 2) Estudos e pesquisas em História da Educação Matemática; 3) Estudos e pesquisas em História e Pedagogia da Matemática; 4) Estudos e pesquisas em Formação de Professores de Matemática e 5) Estudos e pesquisas em elaboração e testagem de métodos para o ensino de Matemática. A pesquisa será operacionalizada por meio de uma investigação documental em arquivos da CAPES e dos programas de Pós-graduação existentes no país, que focam seus estudos no tema objeto desta pesquisa. A partir dessa catalogação selecionamos os trabalhos voltados para a história no ensino da matemática que apresentam propostas concretas de uso didático da história da matemática em sala de aula. De posse do material, produzimos um CD-ROM com um banco de atividades didáticas apoiadas no uso da história da matemática em sala de aula, com vistas a favorecer o trabalho do professor.