PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES AUTISTAS: CONTRIBUIÇÕES DOS PRESSUPOSTOS FREIRIANOS, CTS E DUA
Educação Inclusiva; Transtorno do Espectro Autista; Educação em Ciências;
Investigação Temática Freiriana; Ciência, Tecnologia e Sociedade.
As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos/as desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais
significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Com essa finalidade, nesta dissertação, propusemo-nos a analisar as contribuições da aplicação de uma Unidade Didática Multiestratégica (UDM), considerando os pressupostos freirianos, o campo de estudos CTS e as diretrizes do DUA, para o desenvolvimento de uma prática pedagógica inclusiva junto a uma turma com três estudantes autistas no 7° ano, nas aulas de Ciências, em uma escola do município de Ceará-Mirim/RN. Para alcançarmos esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa de caráter qualitativo, que utilizou como instrumentos de constituição de dados,
a Investigação Temática Freiriana (ITF), a observação, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram examinados segundo a Análise Textual Discursiva (ATD). Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma UDM para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, rarefação da camada de ozônio e alterações atmosféricas. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remeteu a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada em Ceará-Mirim, o que nos levou a construir uma ação que pudesse influenciar uma política pública municipal que afeta diretamente a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional, que ocorreu nos meses de novembro e dezembro de 2023, mostrou-nos que a ação didática problematizadora e dialógica ancorada no tema gerador, com abordagem CTS e na perspectiva da educação inclusiva, promoveu uma Alfabetização Científico-Tecnológica Ampliada (ACTA) em diferentes níveis,
evidenciando-se uma tomada de consciência dos/as estudantes para uma participação ativa em problemáticas socioambientais locais. Além disso, a aplicação da UDM mostrou-se fundamental para a inclusão dos/as alunos/as autistas. Ao considerar suas necessidades específicas, tanto sociocomunicativas quanto cognitivas e sensoriais, a UDM proporcionou uma participação mais efetiva e significativa desses/as educandos/as. A abordagem didático-metodológica multiestratégica facilitou a compreensão dos conceitos científicos e a
transposição desses conceitos para a realidade cotidiana, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor e inclusivo.