XILOGRAVURAS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA ARTE E QUESTÕES DE GÊNERO
Educação Matemática; Ensino de geometria; Xilogravuras nordestinas; Literatura de cordel; Relações de gênero.
Ciência indispensável para a humanidade, a geometria compreende e contribui para o desenvolvimento do mundo, possibilitando o entendimento de outras áreas do conhecimento e assumindo a sua importância entre seres humanos e cotidiano. Elementos contextualizadores, inquietações sociais e componentes da cultura popular nordestina, notadamente a xilogravura e o cordel, atravessados por uma ótica das relações de gênero, foram conectados ao ensino da matemática. Diante dessa temática, surgem as indagações: Como a geometria, ensinada de forma contextualizada na cultura popular e nas relações de gênero, pode contribuir para as habilidades e conceitos da matemática? Em quais aspectos? Partindo de questionamentos assim, desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, do tipo descritiva, bibliográfica, com pesquisa de campo e observação participante. Com essa concepção, esta pesquisa tem o objetivo de elaborar e avaliar um Produto Educacional para a Educação Básica, na forma de uma Sequência Didática (SD), proposta contextualizadora para o ensino da geometria, construção de elementos simétricos, com foco na reflexão de imagens. A SD foi organizada nos Três Momentos Pedagógicos e aplicada com estudantes do ensino médio Técnico em Edificações da cidade de Lajes/RN. Os resultados da aplicação dessa sequência foram examinados por meio da metodologia de análise de conteúdo. O ensino- aprendizagem de geometria de forma contextualizada mostrou-se um desafio. Ao analisarmos os resultados, constatamos dificuldades e possibilidades para os estudantes, em relação a vários aspectos, tais como: a) conceitos de geometria; b) o uso de cálculos, grandezas e dimensões; c) um despertar da curiosidade científica e cultural; d) criatividade e motivação; e) as inter-relações entre xilogravura e geometria; f) família, atividade doméstica e religião; g) mulher e sociedade. De uma maneira geral, a análise apontou que ensinar geometria fazendo o uso da arte e questões de gênero promove a construção de conhecimentos para a compreensão dos princípios matemáticos e o desenvolvimento de reflexões e pensamentos críticos com os estudantes envolvidos na pesquisa. Em outras palavras, essa linha de ensino-aprendizagem contribuiu para a formação profissional e social dos indivíduos. Assim, para que os estudantes se tornem protagonistas e críticos diante do contexto em que vivem na sociedade, é necessário que as instituições educacionais ofereçam possibilidades que promovam um caminho de formação crítica, relacionando a matemática com a cultura, o cotidiano e a sociedade.