O ENSINO SOBRE OS RITMOS BIOLÓGICOS E SUAS RELAÇÕES COM OS CICLOS ASTRONÔMICOS: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS
ritmos biológicos, ciclos astronômicos, formação de professores, interdisciplinaridade.
Os ritmos biológicos desempenham a expressão cíclica nos seres vivos pois, desde os tempos mais remotos os mesmos convivem com processos cíclicos no ambiente. Essa expressão é notória em atividades comportamentais e fisiológicas para cada ser vivo, desde as bactérias até os mamíferos. Considerando que os ritmos biológicos são fenômenos universais, e ocorrem em todos os seres vivos, se faz necessária essa aprendizagem nos componentes curriculares do ensino básico, tornando essencial para a compreensão do funcionamento fisiológico e comportamental dos organismos, bem como sua funcionalidade sincronizada aos fatores ambientais. As relações com os ciclos astronômicos como fatores de sincronização sobre os ritmos infradianos, ultradianos e circadianos de alguns organismos. Sendo assim esta pesquisa tem como proposta fortalecer o dialogo entre as disciplinas de ciências da natureza de forma interdisciplinar por meio de uma proposta de curso para para professores da rede pública de ensino que ministram aulas no segmento de ciências naturais para o ensino fundamental II, com formação na área de Biologia, Química e Física.