SUSTENTABILIDADE E BIODIVERSIDADE: UMA PROPOSTA DIDÁTICA BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Sustentabilidade, Biodiversidade, Cidadania.
A pesquisa intitulada “Sustentabilidade e Biodiversidade no ensino de biologia: uma proposta didática baseada nos três momentos pedagógicos” tem como objetivo avaliar a contribuição de uma sequência didática baseada nos 3 momentos pedagógicos na aprendizagem sobre biodiversidade de adolescentes do ensino médio de uma escola Estadual em Natal/RN. Esta pesquisa apresenta uma abordagem quanti-qualitativa. Souza (2017), afirma que a utilização desta abordagem possibilita ampliar as facetas do fenômeno investigado atendendo aos anseios da pesquisa. Utilizaremos os três momentos pedagógicos como proposta didática para construir a sequência didática. A pesquisa está compreendia em 3 etapas, sendo: 1ª) Procedimentos prévios para a elaboração da SD; 2ª) Elaboração da SD e 3ª) Aplicação da SD. Como resultados preliminares, obtivemos a avaliação de um questionário para o reconhecimento sobre os conhecimentos prévios dos estudantes a respeito do tema sustentabilidade e biodiversidade. Pudemos perceber que 50% dos estudantes associam o termo “Biodiversidade” à Diversidade/Variedade. Os estudantes também relataram que praticam algumas ações que podem ser consideradas benéficas e outras que podem ser danosas à Biodiversidade. A partir desta análise, estamos propondo um sequência didática que contribua para a compreensão destes conteúdos a fim de promover a formação de cidadãos que sejam mais conscientes e atuantes na sociedade.