DIVERSIDADE EPISTEMOLÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UM MATERIAL DE ESTUDOS PARA PROFESSORES ENVOLVENDO CONHECIMENTOS GUARANI SOBRE O CÉU
Educação em Astronomia; Diversidade epistemológica; Astronomia Cultural; Conhecimentos indígenas sobre o céu; Perspectivismo ameríndio.
Apresentamos um material para estudo de professores que tem por base, e como finalidade, o fomento à valorização e ao respeito à diversidade epistemológica, dentro de sala de aula. Nosso estudo utiliza como fundamentos teóricos: elementos conceituais da abordagem humanística para o Ensino da Astronomia, em particular o respeito à diversidade epistemológica, e a valorização da vivência do céu; os movimentos nacionais e internacionais para a valorização das autoctonias, como sistematizado pela Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, proclamada pela UNESCO em 2002 e a Lei 11645/2008; estudos da Etnologia indígena, especificadamente a teoria antropológica intitulada Perspectivismo Ameríndio, fonte rica do exercício do conhecimento de novas matrizes epistemológicas; relatos etnográficos dos conhecimentos indígenas Guarani sobre o céu e, mais pontualmente, nossas próprias pesquisas de campo acerca dos conhecimentos sobre o céu dos Mendonça do RN. O material de estudos está estruturado em três módulos, Os céus e as culturas, no qual refletimos sobre a importância da inclusão de conhecimentos indígenas na educação em Astronomia; As culturas e os olhares, que busca um exercício de olhar para outras culturas identificando epistemologias diversas da nossa, por meio do estudo do perspectivismo, teoria antropológica sobre a visão de mundo de diversos povos ameríndios; e Céu e cultura Guarani, no qual busca-se fomentar conhecimentos, a vivência e a exploração de estratégias e materiais sobre conhecimentos tradicionais Guarani, em especial a relação terra-céu estabelecida por esses povos com a Lua e as constelações/asterismos, para serem levados às salas de aula da Educação Básica.