ATIVIDADE EXPERIMENTAL CONCHA DE ALUMÍNIO: UMA PROPOSTA PARA ABORDAR AS EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS DOS ALUNOS EM AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO SUPERIOR
Palavras chaves: Habilidades cognitivos-linguísticas, POE: Predizer-Observar-Explicar, Modelos de Explicação Científica, Eletroquímica.
O estudo sobre a habilidade cognitivo linguística da explicação vem sendo debatido em várias perspectivas, seja filosófica, epistemológica ou didática, e principalmente a forma como é analisada na sala de aula, em especial nesta dissertação, no ensino de ciências e no ensino superior em química. Desse modo, a pesquisa foi baseada no seguinte objetivo analisar as explicações dos estudantes e o nível de coerência dessas explicações com o conhecimento científico, para tanto foi desenvolvido uma atividade experimental intitulada Concha de Alumínio, que foi modelada conforme a estratégia de ensino P.O.E. (predizer, observar e explicar) utilizando conceitos de eletroquímica. Assim a própria estratégia P.O.E. nos levou a produção de uma rubrica baseado principalmente nas perspectivas dos modelos Nomológicos-Dedutivos, Hipotético-Dedutivo e na Inferência da Melhor Explicação, visando classificar o enunciado explicativo gerados pelos alunos em termos da coerência e adequação com o conhecimento científico aceito atualmente. Portanto, foi organizado um minicurso no Instituto de Química da UFRN para aplicação da atividade experimental e a avaliação dos enunciados explicativos pelos alunos, os quais foram avaliados conforme uma rubrica referencial. Com isso, foi possível analisar o rendimento dos alunos em termos de coerência de suas explicações com os conceitos científicos aceitos atualmente.