UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL MÉDIO, VIA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, NO CONTEXTO DAS DESCOBERTAS DE EXOPLANETAS
Ensino de Astronomia, Exoplanetas, Física Moderna, Formação de Professores.
A presente pesquisa está sendo desenvolvida objetivando colaborar para o aprimoramento do Ensino de Física e de Astronomia por meio de uma proposta que envolve conceitos de Física Moderna e de Astronomia com ênfase no estudo e descobertas de exoplanetas. Para se alcançar este objetivo,
elaboramos um conjunto de sequências de ensino ancoradas nos três momentos pedagógicos: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1992). Tais sequências constituirão o produto educacional exigido pelo Programa associado à dissertação. Os conteúdos contemplados nestas sequências foram cuidadosamente selecionados após localizarmos, inicialmente, os conteúdos de Astronomia no programa do ensino médio, utilizando os eixos estruturadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a versão corrente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fizemos também uma análise das informações contidas no guia do livro didático da disciplina de Física – PNLD 2015 referente ao tema Exoplanetas, onde verificamos a menção a planetas fora do Sistema Solar, em apenas um livro dentre todas as coleções analisadas. As sequências de ensino serão implementadas em sala de aula na forma de um curso de extensão para professores de Física em formação inicial (licenciandos do curso de Física no IFRN, campus de Santa Cruz), no qual iremos avaliar a eficácia (ou não) das sequências de ensino para compor a versão final do Produto Educacional. Em relação aos métodos, a presente pesquisa fará o uso de uma abordagem qualitativa, que incluirá uma pesquisa bibliográfica, levantando documentos representativos da literatura da área, a produção das sequências de ensino e a análise e avaliação da sua aplicação em um ambiente de pesquisa-ação. Para a coleta dos dados dessa investigação serão utilizados a observação participante direta e um questionário. O instrumento de análise está ancorado na análise de conteúdo de Bardin (1977). Como culminância dessa pesquisa, na dissertação de mestrado profissional constará uma análise e discussão sobre a aplicação e avaliação das sequências de ensino utilizadas.