CONEXÃO UNIVERSIDADE ESCOLA: O PIBID COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO CIENTÍFICA
Iniciação científica, ensino de fisiologia, educação básica.
Mesmo imersos na era científico-tecnológica, são perceptíveis as dificuldades dos nossos jovens em estabelecerem relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade e suas implicações na vida cotidiana. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – órgão responsável pela coordenação do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) – em seu relatório de 2012, destaca o Brasil entre os dez países em que os estudantes apresentam os mais baixos rendimentos na área de matemática, ciências e leitura (OCDE, 2013).Diante disto, o objetivo deste trabalho foi propor atividades de ensino com o enfoque na abordagem investigativa, contribuindo para a aprendizagem da fisiologia integrada e a alfabetização científica.As atividades foram desenvolvidas pelos alunos do PIBID como parte integrante do projeto “CTI-EB: ciência, tecnologia e inovação no Ensino básico”, com financiamento da Capes, CNPq e Fapern. Os encontros aconteceram na Escola Estadual Presidente Roosvelt, no município de Parnamirim, com 12 estudantes do 2° ano do ensino médio, em um período de 10 meses. Os encontros envolveram aulas na escola, durante o contra turno para discutir os conteúdos de fisiologia de maior dificuldade de aprendizagem de serem ensinados e aprendidos, com aulas investigativas, com uso de situações problemas sobre a fisiologia humana. Os estudantes receberam uma orientação sobre a elaboração de projetos de pesquisa e a produção de textos de divulgação científica (cordel) que foram utilizados como forma de avaliação das atividades propostas e analisados qualitativamente. Estas atividades promoveram um aumento do interesse dos alunos da escola nos conteúdos de fisiologia, melhoria na leitura e produção de textos, incentivando-os à introdução da pesquisa científica na educação básica. Além disso, aproximou os licenciandos da realidade do ensino público, fazendo-o refletir sobre a importância de trabalhar os conteúdos de ciências por meio de estratégias relacionadas às etapas da metodologia científica.