O USO DO TERMOSCÓPIO PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE TERMOMETRIA
história; termoscópio; temperatura; experimento.
Dentro do conjunto de barreias que o ensino de física e outras áreas têm sofrido, os documentos oficiais e as produções acadêmicas das últimas décadas apostam em um cenário onde o desenvolvimento do cidadão, enquanto ser pensante e capaz de atuar de forma consciente, esteja cada vez mais próximo da realidade, para isso é necessário que haja mudanças nas abordagens dessas áreas, dentre elas a contextualização, aproximar o aluno do conteúdo, estimular a participação, tornar o aluno construtor do seu próprio conhecimento, tendo o professor apenas como mediador da aprendizagem. O desenvolvimento do trabalho foi baseado nos três momentos pedagógicos, analisando uma construção do conhecimento dentro das problematizações cotidianas do aluno, para a construção do conceito de temperatura. O presente trabalho pretende estimular o uso de História e Filosofia da Ciência (HFC) como subsídio no ensino de física através da produção, aplicação e análise qualitativa de um Produto Educacional com uma abordagem experimental do valor histórico do termoscópio. O produto foi aplicado com alunos do segundo ano do ensino médio de Natal/RN. O instrumento da problematização é o termoscópio termo usado para identificar os primeiros instrumentos que possibilitaram uma análise qualitativa de calor, o que possibilitou ao longo de séculos a construção do conceito e análise quantitativa de temperatura.