Transporte de substâncias pela membrana plasmática: Elaboração de sequência didática com utilização de jogos didáticos digitais para alunos do ensino médio
dificuldade na aprendizagem, estratégias de ensino, aprendizagem significativa, jogo digital.
O entendimento dos professores sobre as principais dificuldades dos alunos na aprendizagem de conceitos biológicos, voltados para a citologia, pode auxiliá-los na utilização de novas estratégias de ensino, que sejam motivadoras, possibilitando assim a construção do conhecimento e a aprendizagem dos alunos de forma significativa. Novas estratégias de ensino podem ser importantes potencializadores de aprendizagem, pois facilitam a aprendizagem de conteúdos voltados ao estudo da célula, considerados abstratos e de difícil assimilação. O objetivo deste trabalho consistiu na elaboração e aplicação de uma unidade didática sobre a morfofisiologia da membrana plasmática, envolvendo um jogo didático digital utilizado como ferramenta de avaliação da aprendizagem. A unidade didática foi desenvolvida com 36 estudantes da 1ª série do ensino médio na Escola Estadual Almirante Tamandaré- Extremoz/RN. A metodologia utilizada apresenta elementos da pesquisa-ação, numa abordagem qualitativa. Ao todo foram 7 encontros que envolveram a utilização de questionários, textos de divulgação científica sobre a História da Ciência, aula prática experimental com a utilização de microscópios, aula prática com a elaboração de modelos em cartolinas, utilização de vídeos e jogo didático digital. Os resultados obtidos serão analisados por meio da Análise de Conteúdo e por observação participante, aonde se espera que os resultados evidenciem que a Unidade Didática contribuiu de forma eficaz e significativa quanto aos conceitos estudados e aos conteúdos atitudinais e procedimentais dos alunos.