REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMA DA TERRA E ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM VISITAS A UM PLANETÁRIO: UM MÓDULO DE ENSINO COM ORIENTAÇÕES PARA PROFESSORES E PLANETARISTAS
Estruturas do Universo; Formação de professores; Forma da Terra; Planetário; Representações.
A presente pesquisa tem como objetivo geral contribuir para a formação de professores e planetaristas, em uma perspectiva de parceria direta entre espaços formais e não formais, através da realização de um Minicurso e elaboração de um Módulo de Ensino, partindo de duas problemáticas específicas: a existência e propagação de concepções e representações sobre temas de Astronomia que não condizem com os modelos científicos vigentes; e o déficit do ensino de temas de Astronomia na formação inicial desses profissionais. Tanto o minicurso quanto o Módulo de Ensino são propostos baseando-se nos resultados encontrados em um estudo realizado acerca das representações de alunos de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo antes e após uma visita a um planetário. Neste estudo, buscamos identificar e analisar a relação entre mudanças ou persistências nessas representações e os diferentes recursos usados na sessão do planetário e nas atividades desenvolvidas concomitantemente. Para tanto, utilizamos três instrumentos de coleta de dados: dois questionários, um aplicado anteriormente à visita e outro após a mesma; o relatório da aula de campo solicitado pela professora da turma; e uma entrevista semiestruturada realizada após quatro meses da visita. A partir da análise conjunta dos dados, percebemos que as características esféricas da Terra, já identificadas nas representações dos sujeitos antes da visita, foram complementadas com uma noção maior de espacialidade, à medida em que passaram a desenhar as pessoas na parte convexa do círculo representante da Terra e não adotaram mais um sentido preferencial para sua distribuição. Contudo, evidenciamos também uma dificuldade em compreender as consequências que o formato esférico da Terra pode provocar nas situações vivenciadas pelos sujeitos. No que se refere às representações sobre as estruturas do Universo, notamos uma tendência em descrever o Universo associado ao Sistema Solar, além de muitos sujeitos colocarem estrelas entre os planetas. Diante desses resultados, no Minicurso e no Módulo de Ensino, são sugeridas algumas orientações para as sessões e atividades didáticas que tratam dessas temáticas e apresentadas duas propostas de atividades, na tentativa de proporcionar representações sobre a forma da Terra e as estruturas do Universo mais consistentes com a visão científica atual. Além disso, o Minicurso e Módulo de Ensino também contam com explicações a respeito das evidências que temos acerca da forma esférica da Terra e das definições das várias estruturas do Universo comumente relatadas pelo público em geral, assim como, apresentam discussões teóricas sobre as representações encontradas na literatura e reflexões acerca da importância das discussões sobre estratégias didáticas para o ensino de Astronomia seja no âmbito da educação formal ou não formal.