ENSINO DA BIOQUÍMICA ATRAVÉS DE UMA REDE SOCIAL EDUCACIONAL PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
TIC´S; EDMODO; E-LEARNING; AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, ENSINO DE BIOLOGIA.
É perceptível a tendência do currículo voltado para ciência e tecnologia como já podemos identificar nos novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 2006), no qual cada vez mais é necessário desenvolver o senso crítico e capacidade de desenvolver múltiplas habilidades do aluno. O desenvolvimento das tecnologias de informações e comunicações (TICs) mostram-se como ferramentas inclusivas e potencialmente construtoras do conhecimento. A pesquisa tem como principal objetivo, avaliar a contribuição do uso da rede social educacional Edmodo no ensino da bioquímica. Para atender aos objetivos propostos neste estudo, o percurso metodológico foi composto por quatro etapas desenvolvidas em sala de aula e ambiente virtual de aprendizagem. Como resultados preliminares obteve-se, conceitos de bioquímica e citologia entre os de maior dificuldade como relatado pelos estudantes e o pontencial de conectividade gerado pela utilização das redes sociais educacionais como reforçador do desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes na aprendizagem.