Ritmicidade biológica aplicada ao ensino médio: proposta de unidade didática contextualizada com o tema “saúde”.
Unidade didática, ritmo biológico, sono-vigília, saúde.
Os ritmos biológicos fazem parte da vida dos seres vivos desde os mais simples até o mais complexos. No homem, um dos ritmos biológicos mais importantes é o ciclo sono-vigília (CSV), que acontece aproximadamente a cada 24 horas e mantém uma relação com o ciclo ambiental de claro-escuro. A manutenção cíclica deste ritmo bem como a relação deste com o claro e escuro ambiental é fundamental para a manutenção da saúde, por isso, quando não se dorme o suficiente podem ocorrer déficits de atenção e de memória, alterações de humor, sonolência diurna, comprometendo o desempenho escolar. Apesar disso, o CSV é um assunto pouco discutido no âmbito escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a possibilidade de abordar conceitos sobre ritmicidade biológica, em especial os relacionados ao ciclo sono-vigília, de forma contextualizada com o tema saúde visando a melhoria da qualidade de vida e da aprendizagem. Para isto, a pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual de Parnamirim com estudantes do 3º ano do ensino médio e está dividida em quatro etapas, sendo: 1ª) Estudo do conteúdo que subsidiou as atividades contempladas na unidade didática (UD) e aproximação com a professora titular de biologia para estudar a viabilidade de horários para o desenvolvimento da UD; 2ª) Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos para nortear a elaboração da UD; 3ª) Desenvolvimento e aplicação de uma UD baseada na aprendizagem significativa e 4ª) Avaliação da UD como uma proposta viável para trabalhar os conceitos sobre ritmos biológicos. O conhecimento prévio dos estudantes a respeito dos ritmos biológicos é escasso além de não estar contemplado nos livros do ensino médio adotado pela escola. As atividades desenvolvidas durante a UD foram bem recebidas pelos alunos que se mostraram participativos e motivados. A eficiência da UD quanto à construção dos conceitos sobre ritmos biológicos está em fase de análise.