INSTRUMENTALIZANDO PROFESSORES DE FÍSICA PARA A INSERÇÃO DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: TEXTOS HISTÓRICO-PEDAGÓGICOS COMO EXEMPLARES
Narrativas Históricas; Textos Histórico-Pedagógicos, História e Filosofia da Ciência no Ensino; Transposição Didática da História da Ciência, Formação de Professores.
O presente Mestrado Profissional propõe atuar na instrumentalização de professores para a inserção da HFC em salas de aula do Ensino Médio. Essa iniciativa vem ao encontro de uma preocupação recorrente na literatura da área: um dos principais desafios relacionados à transposição didática da HFC seria a falta de preparação do professor. Conteúdos históricos, filosóficos e de NdC ainda são pouco presentes em salas de aula. A insegurança e o desconhecimento do assunto pelos professores costumam ser apontados como fatores que contribuem para essa situação. Torna-se importante, portanto, que professores (atuantes e em formação) participem de reflexões sobre a inserção da HFC em sala de aula, conheçam exemplos de propostas didáticas de cunho histórico-filosóficas para a abordagem de conteúdos de ciência e sobre a ciência, desenvolvam competências que lhes permitam compreendê-las de modo aprofundado e adaptá-las aos seus contextos específicos, bem como elaborar suas próprias intervenções didáticas. Acredita-se que essas questões sejam significativas para que possam participar de iniciativas conscientes de inserção da HFC em suas salas de aula. Dessa forma, no presente caso, toma-se como ponto de partida a conscientização sobre o papel fundamental dos professores e a decorrente necessidade de prepará-los para a difícil tarefa de atuar em importante etapa da transposição didática da HFC. Considera-se que adaptar propostas didáticas a contextos educacionais particulares depende de se compreender de fato o que representam essas propostas e quão flexíveis elas podem ser, o que se procura discutir junto aos professores em formação. A fim de contemplar esses objetivos, elaborou-se um produto educacional que se configura como um material didático contendo discussões de interesse a esse público específico. Esse material, aplicado em minicurso para licenciandos em Física, aborda de forma breve a argumentação acerca do papel da HFC no Ensino e questões historiográficas. Propõe que os professores realizem uma sequência de atividades as quais permitem discutir aspectos da transposição didática da HFC, principais desafios e obstáculos que vêm sendo apontados para a inserção da HFC em sala de aula. Para que essas discussões venham à tona, utiliza-se a título de exemplificação um conjunto de textos histórico-pedagógicos sobre a História do Vácuo e da Pressão Atmosférica. Abordam-se potencialidades, possibilidades e limitações na utilização dos textos no Ensino Médio.