Identificacao precoce para dificuldades na aprendizagem da leitura
triagem; dificuldades de leitura; identificação de risco; dislexia; transtornos de leitura.
Objetivo: Mapear e analisar instrumentos de triagem disponíveis para identificar riscos de dificuldades e transtornos de leitura em crianças pré-escolares e escolares em contextos clínicos e educacionais (artigo 1) e Investigar evidências iniciais de validade da versão brasileira do instrumento SPRouT para triagem de dificuldades de leitura em crianças escolares e pré-escolares. Método: Revisão de escopo conduzida segundo as diretrizes PRISMA-ScR. A busca foi realizada nas bases SciELO, PubMed, LILACS e Web of Science, incluindo estudos sobre a construção, validação e aplicação prática dos instrumentos (artigo 1). Já o segundo estudo, contou com uma etapa piloto de validação, descritiva e analítica, foi realizada em uma escola particular no Brasil com crianças entre 4 e 8 anos, incluindo participantes com e sem queixas de linguagem oral e escrita (artigo 2). Resultados: Foram analisados 21 estudos, identificando 15 instrumentos de triagem, dos quais 6 são voltados para pré-escolares, 7 para crianças em idade escolar e 2 para ambos os grupos. A revisão identificou lacunas na validação psicométrica e acessibilidade dos instrumentos, com 47,6% dos estudos sendo de acesso pago, o que limita sua utilização (artigo 1), já o artigo 2, ainda está em processo de análise de dados. Conclusão: Embora existam diversos instrumentos para triagem de dificuldades de leitura, desafios importantes como acessibilidade e validade psicométrica limitam sua aplicação em contextos variados (artigo 1). Ainda não dispomos de conclusões para o nosso segundo estudo.