CONCORDÂNCIA DE DIFERENTES PROCEDIMENTOS DE TRIAGEM AUDITIVA COM O TESTE DE DÍGITOS NO RUÍDO (TDR) EM ESCOLARES.
Triagem; Testes auditivos; Teste de Dígitos no Ruído; Perda auditiva; Instituições acadêmicas.
A identificação precoce da perda auditiva em escolares é essencial para garantir um desenvolvimento educacional e social adequado. Objetivo: avaliar a concordância entre diferentes procedimentos de triagem auditiva e o teste de dígitos no ruído (TDR) em escolares. Método: Trata-se de um estudo transversal, observacional e prospectivo, realizado com 88 estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Parnamirim, dos quais 52,2% eram do sexo feminino, com idades variando entre 15 e 45 anos (média de 19,79 anos). Foram comparados os resultados de audiometria tonal liminar e de emissões otoacústicas evocadas (por estímulo transiente e por produto de distorção) com o TDR Diótico e Antifásico, utilizando-se os testes de Mann-Whitney e Correlação de Spearman. Resultados: Os resultados indicaram que a maioria dos participantes apresentou resultados normais em todos os testes, com altos percentuais de aprovação. No TDR Diótico, 98,36% dos estudantes não apresentaram perda auditiva, enquanto no TDR Antifásico, 99% não apresentaram perda auditiva.No tocante à correlação de Spearman, especificamente, tanto o TDR Antifásico quanto o TDR Diótico apresentam uma correlação positiva com o ATL (r = 0,1454), mas sem significância estatística (p = 0,1766). Para as demais variáveis, EOAT (tanto OD quanto OE) e EOAPD (tanto ED quanto OE), as correlações são, próximas de zero, variando entre -0,0115 e -0,0319 para o TDR Antifásico e entre -0,0115 e -0,0319 para o TDR Diótico. Os valores de p também indicam ausência de significância estatística para todas essas correlações, com p variando entre 0,7693 e 0,9154.