Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINE CHRISTINE GUSMÃO DE FREITAS CALHEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KARINE CHRISTINE GUSMÃO DE FREITAS CALHEIROS
DATA : 09/09/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Virtual Google Meet
TÍTULO:

Disfunção vestibular e alterações posturais na população pediátrica com citomegalovírus congênito: uma revisão sistemática.


PALAVRAS-CHAVES:

citomegalovírus; infecção por citomegalovírus; distúrbio vestibular; distúrbio de equilíbrio; tontura.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O citomegalovírus congênito (CMVc) é considerado a etiologia mais comum de infecção congênita e possui como principal sequela a perda auditiva sensorioneural (PASN). Ao considerar a prevalência da PASN nessa população e a proximidade anatômica dos órgãos cocleares e vestibulares na orelha interna, distúrbios vestibulares também podem ocorrer nas crianças afetadas pelo CMVc. Essa pesquisa tem como objetivo verificar a presença de alterações vestibulares e distúrbios do equilíbrio postural na população pediátrica com CMVc. Trata- se de uma revisão sistemática conduzida e relatada de acordo com o PRISMA 2020 e registrado no PROSPERO com a inscrição CRD42024549387. As buscas eletrônicas foram realizadas nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, EMBASE e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), bem como a literatura cinzenta Google Scholar e ProQuest Dissertations & Theses. Não houve restrições quanto ao idioma, nem ano de publicação. Foram utilizados como critérios de inclusão: estudos realizados na população na população infantil de 0 a 12 anos com diagnóstico de citomegalovírus congênito, realizado por meio de amostras de urina ou saliva nos primeiros 21 dias de vida, amostras de sangue neonatal, testes sorológicos ou testes moleculares; artigos que abordassem a avaliação da função vestibular e do equilíbrio corporal e, que comparassem grupos sintomáticos e assintomáticos. Além disso, esses estudos deveriam utilizar testes validados para a determinação das alterações vestibulares e/ou do equilíbrio. Foram selecionados somente artigos provenientes de ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais. A busca nas bases de dados resultou em 2.840 estudos, desses 923 foram removidos, pois estavam duplicados, resultando em 1.653 artigos para serem triados. Na Fase 1, após a leitura dos títulos e resumos, 1630 estudos foram excluídos. Dessa forma, foram selecionados 23 artigos para leitura na íntegra na Fase 2, sendo removidos 12 artigos, totalizando onze estudos para a síntese qualitativa. Ao término da leitura dos artigos selecionados será confeccionada uma tabela com as principais informações encontradas. Espera-se, com este estudo, encontrar evidências científicas suficientes e validadas que corroborem com a padronização dos exames utilizados nessa população.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ALINE CABRAL DE OLIVEIRA BARRETO - UFS
Presidente - 2322959 - ERIKA BARIONI MANTELLO
Interna - 1573810 - KARINNA VERISSIMO MEIRA TAVEIRA
Interna - 1804274 - SHEILA ANDREOLI BALEN
Notícia cadastrada em: 09/08/2024 09:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao