Estudo de um protocolo via teleconsulta para avaliação da linguagem em crianças com deficiência auditiva
triagem, avaliação de linguagem, deficiência auditiva, crianças, telessaúde.
A ocorrência de atraso de linguagem é um dos problemas de desenvolvimento mais comuns entre as crianças em idade pré-escolar, podendo estar associado a condições como a perda auditiva ou apresentar-se na ausência de alterações cognitivas e sensoriais. A utilização de testes de triagem e a realização de avaliações contínuas têm um potencial significativo para identificar alterações na linguagem de forma precoce. Esse processo facilita intervenções oportunas e abordagens direcionadas, além de permitir o monitoramento dos resultados e a melhoria na gestão dos serviços de saúde. No entanto, a desigualdade na distribuição de profissionais e centros especializados representa um desafio considerável. A saúde digital surge como uma solução promissora ao superar barreiras geográficas, proporcionando acesso flexível aos serviços de saúde e contribuindo para uma intervenção mais eficaz e equitativa. É nesse cenário que essa dissertação se desdobra em dois estudos, cujos objetivos são: no artigo 1, realizar uma revisão de escopo nas bases PubMed, Scopus, Embase, Web of Science, Google Scholar and ProQuest Dissertations and Theses (PQDT), a partir da seguinte pergunta de pesquisa: “Quais os instrumentos disponíveis para a triagem e avaliação da linguagem oral em crianças pré-escolares via teleconsulta? No artigo 2, por sua vez, o objetivo é a realização de um estudo descritivo e exploratório acerca da aplicação de um protocolo via teleconsulta na avaliação e acompanhamento da linguagem em crianças com deficiência auditiva. Para o artigo 2 cumpriram-se os princípios éticos e o projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.