Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KAROLINE WILLMER DE MORAIS

DISCENTE : ANNE KAROLINE WILLMER DE MORAIS
DATA : 19/08/2024
LOCAL: Sala RUTE HUOL

Perfil pragmático de crianças com queixas de linguagem nascidas em contexto de distanciamento social

Fonoaudiologia; Linguagem Infantil; Desenvolvimento da Linguagem; COVID-19; Distanciamento físico.

A pragmática se relaciona ao uso funcional da linguagem em contextos sociais. As medidas de distanciamento social impostas durante a pandemia de COVID-19 impactaram significativamente a interação e socialização de parcela significativa da população. Este impacto pode afetar o desenvolvimento das habilidades comunicativas das crianças nascidas durante esse período, visto que suas oportunidades de convívio social e parceiros de comunicação foram reduzidas. Além disso, queixas de atraso no desenvolvimento relacionado à linguagem e a procura por atendimento fonoaudiológico por pais de crianças pequenas parecem ter aumentado após este período, evidenciando uma maior preocupação dos pais com o desenvolvimento da linguagem de seus filhos. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa consiste em caracterizar o perfil pragmático de crianças nascidas durante o contexto de distanciamento social e que apresentam queixas relacionadas ao desenvolvimento da linguagem. O estudo tem caráter transversal e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A coleta de dados está sendo conduzida na clínica escola de Fonoaudiologia da UFRN e envolve a aplicação de um questionário parental de caracterização de nível socioeconômico e fatores de proteção e de risco para o desenvolvimento infantil e uma bateria de avaliação composta pela subescala de linguagem das Escalas Bayley III, prova de Pragmática do teste de linguagem infantil ABFW e seção POSI do protocolo Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC). Os sujeitos foram recrutados na lista de espera da clínica escola do departamento de fonoaudiologia da UFRN e convidados para participar de uma pesquisa. Os critérios de inclusão foram os pais terem queixas quanto ao desenvolvimento da linguagem dos seus filhos, serem nascidos entre janeiro a julho de 2021 e serem falantes nativos do Português Brasileiro; já o critério de exclusão foi ter diagnóstico prévio de perda auditiva, baixa visão, cegueira ou síndromes. Até este momento foram avaliadas 29 crianças, de ambos os sexos, com  média de idade de 39 meses. A continuidade desta pesquisa prevê a realização de análises estatísticas para identificar correlações entre variáveis de desempenho de linguagem, perfil pragmático e interação social. Espera-se que os resultados contribuam para entender os impactos do distanciamento social no uso da linguagem.

Externa à Instituição - NOEMI TAKIUCHI
Presidente - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO