Banca de QUALIFICAÇÃO: KAMILLA MARIA ALVES

DISCENTE : KAMILLA MARIA ALVES
DATA : 05/08/2024
LOCAL: Sala RUTE HUOL

Relação entre nível socioeconômico e desenvolvimento da linguagem de crianças nascidas na pandemia
de COVID-19

Fonoaudiologia; Desenvolvimento da Linguagem; Linguagem Infantil,  Fatores Socioeconômicos; Classe Social; COVID-19.

Diversos estudos apontam que as condições socioeconômicas estão relacionadas com o desenvolvimento da linguagem na primeira infância. Desde os anos 2000 muito se estuda sobre o tema, porém diferentes medidas são consideradas para caracterizar o nível socioeconômico, como a escolaridade materna e a renda familiar. Nos últimos anos, além de demandar isolamento e distanciamento social, a pandemia de COVID-19 suscitou o debate sobre o quanto as diferentes condições socioeconômicas podem ter impactado de forma diversa o desenvolvimento infantil. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe contribuir para este debate em dois estudos complementares. O primeiro estudo compreende uma revisão de escopo, cujo objetivo é investigar quais medidas são utilizadas para mensurar o nível socioeconômico em estudos relacionados ao desenvolvimento da linguagem. Em consonância com a proposta do Instituto Joanna Briggs (JBI), a revisão de escopo encontra-se na fase de extração de dados dos 166 artigos incluídos que preencheram os critérios de seleção. O segundo estudo, de caráter observacional transversal, tem como objetivo comparar o desempenho linguístico de crianças nascidas no primeiro ano da pandemia de COVID-19 de acordo com seu nível socioeconômico. A coleta de dados está sendo conduzida em ambiente escolar e consiste tanto na aplicação de um questionário parental para caracterização do nível socioeconomico e ambiente de estimulação familiar, quanto pela avaliação da linguagem por meio de uma escala que engloba habilidades receptivas e expressivas, além de fonologia e vocabulário expressivo. Até o momento foram avaliadas 17 crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil de Natal/RN em uma área de vulnerabilidade social. A continuidade desta pesquisa prevê a conclusão da revisão de escopo e a ampliação e diversificação da amostra de crianças avaliadas.

Presidente - 2321749 - ANA MANHANI CACERES ASSENCO
Externa à Instituição - LILIANE PERROUD MIILHER - UFES