Neurofeedback nas habilidades de linguagem escrita, atenção e memória de crianças com TDAH
TDAH; neurofeedback; cognição.
Introdução: Com o avanço da tecnologia, tem crescido o interesse por abordagens não farmacológicas para tratamento de diversos transtornos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Assim, apresentando-se como uma técnica não invasiva e não medicamentosa, o Neurofeedback (NFB) tem ganhado destaque.
Objetivo do artigo 1: verificar o impacto do treinamento do neurofeedback no desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças com diagnóstico de TDAH.
Objetivo do artigo 2: investigar o treinamento com neurofeedback nas habilidades de linguagem escrita, atenção e memória, em escolares com TDAH.
Método: O artigo 1 é uma revisão integrativa da literatura, construída a partir da pergunta de pesquisa “Quais os efeitos do neurofeedback nas habilidades cognitivas de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade?. Já o artigo 2, é um estudo longitudinal, intervencional, prospectivo e quantitativo, a ser realizado com 16 crianças com diagnóstico de TDAH, divididas em dois grupos: experimental e controle. Serão avaliadas as habilidades de processamento fonológico, atenção e memória. O NFB será composto por 30 sessões, realizadas uma vez por semana.
Resultados do artigo 1: seguindo os critérios de elegibilidade foram identificados 1.087 artigos, sendo 102 selecionados para análise completa. A amostra final foi composta por 9 artigos de periódicos internacionais. Destes, 4 mostraram resultados significativos de melhora nas funções cognitivas de crianças com TDAH após as sessões de NFB. No entanto, 5 estudos apontam que outros métodos de tratamento demonstram resultados superiores quando comparados ao NFB.