TELEPRÁTICA NA LINGUAGEM ESCRITA: PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO A PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DISLEXIA
DISLEXIA, PROGRAMA, FAMÍLIA, LINGUAGEM, TELEMONITORAMENTO
INTRODUÇÃO: Com o surgimento da pandemia do COVID 19 em 2020, o Conselho Federal de Fonoaudiologia ampliou as práticas em Telefonoaudiologia no Brasil. Trata-se do exercício da profissão por meio das tecnologias de informação, prática que permite a conexão do terapeuta com o paciente e com a família, esta como importante no processo de ensino-aprendizagem de crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, no manejo quanto a estratégias a serem utilizadas para o desenvolvimento do indivíduo.
OBJETIVO: O objetivo geral do estudo é analisar a influência de uma intervenção a pais de crianças e adolescentes com dislexia, por meio da telefonoaudiologia.
MÉTODO: Trata-se de um estudo quantitativo-qualitativo, longitudinal, prospectivo, no qual participarão 40 familiares de crianças e adolescentes com diagnóstico de dislexia. O grupo de pais será submetido a um programa de orientação em linguagem escrita via Telefonoaudiologia, em formato síncrono e assíncrono. Será aplicado um questionário com efeito balizador, pré e pós intervenção, a fim de comparar a aquisição do conhecimento e práticas aplicadas pelos familiares.
RESULTADOS ESPERADOS: Diante da compreensão da importância do papel que a família exerce no desenvolvimento do ser nos aspectos sociais, emocionais e cognitivos, espera-se que, ao ser orientada de forma adequada, esta possa contribuir ativamente no desenvolvimento da linguagem escrita dos seus filhos e favorecer o aumento das práticas baseadas em evidências no contexto da literacia familiar.