Construção de um instrumento de triagem do vocabulário – TRILHAR
triagem, linguagem infantil, vocabulário, criança
OBJETIVOS: construir uma ferramenta de triagem do vocabulário expressivo e receptivo para crianças entre 3 e 7 anos de idade. MÉTODOS: participaram deste estudo seis profissionais com experiência na área da linguagem infantil, incluindo quatro fonoaudiólogos, um psicopedagogo e um neuropsicólogo. O instrumento foi avaliado em seu racional teórico, materiais e princípios da triagem. Para a análise dos dados, foram utilizados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) para a obtenção do IVC e o Coeficiente de Correlação Intraclasse, com o objetivo de verificar o grau de concordância interavaliadores. RESULTADOS PARCIAIS: os critérios de racional teórico, materiais e princípios da triagem foram classificados como excelentes, com IVC de 0,97, 1 e 0,83, respectivamente. Entretanto, o IVC-I dos itens três e quatro dos materiais obtiveram resultado insatisfatório. A concordância interavaliadores foi de 0,72, classificando-se como substancial.