Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO OLIVEIRA TOMAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GUSTAVO OLIVEIRA TOMAZ
DATA : 30/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Desenvolvimento e Validação de um Sistema de Análise do Ambiente de Linguagem de crianças com deficiência auditiva


PALAVRAS-CHAVES:

Linguagem Infantil; Perda Auditiva; Estudo de Avaliação; Relações Pais-Filho; Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

A interação entre a família e a criança é determinante para o desenvolvimento infantil, especialmente nos primeiros anos de vida. Assim, o ambiente linguístico da criança influencia seu desenvolvimento comunicativo e de linguagem e, em populações clínicas, como as crianças com deficiência auditiva, é um dos fatores preditores de desenvolvimento. Em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos ainda são escassas as pesquisas referentes ao ambiente natural de desenvolvimento linguístico e, embora já existam evidências e equipamento utilizado em pesquisa para a captação e análise deste ambiente em países desenvolvidos, urge o desenvolvimento de recursos tecnológicos de baixo custo, com usabilidade para a população brasileira, especialmente no Sistema Único de Saúde. Assim, este trabalho foi dividido em dois estudos: um metodológico, de desenvolvimento, cujo objetivo foi desenvolver um sistema de análise do ambiente linguístico (Sistema ECO) como produto mínimo viável (MVP) e avaliar a sua precisão, comparando suas transcrições e classificações automáticas de interações entre crianças com deficiência auditiva e seus cuidadores com análises manuais realizadas por pesquisador treinado tendo como apoio o software ELAN; e outro de transversal, exploratório e de validação, voltado à comparação dos ambientes de audição e linguagem de crianças ouvintes e com deficiência auditiva, utilizando para a análise o Sistema ECO em comparação à análise humana. No estudo 1, foram analisadas gravações de três díades cuidador-criança (idades: 3, 6 e 12 anos), com transcrição manual no ELAN e automática pelo ECO. A comparação considerou contagem de palavras e categorização gramatical, utilizando ICC e gráficos de Bland-Altman. Os resultados indicaram alta concordância (ICC = 0,95), com maior precisão na identificação de substantivos e adjetivos, enquanto verbos e expressões informais apresentaram maior divergência. No estudo de transversal e de validação, propõe-se analisar e comparar as transcrições do Sistema ECO de 20 crianças com deficiência auditiva sensorioneural bilateral, de diferentes graus, e de 20 crianças com audição e desenvolvimento típicos. Espera-se, como resultado, consolidar o desenvolvimento do software em sua primeira versão, para análise do ambiente natural de linguagem e ampliar a compreensão sobre o impacto desse ambiente no desenvolvimento da linguagem infantil.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ADRIANE LIMA MORTARI MORET - USP
Interna - 2321749 - ANA MANHANI CACERES
Presidente - 1717611 - JOSELI SOARES BRAZOROTTO
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 08:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao