Práticas de letramento em crianças e adolescentes com mielomeningocele.
Mielomeningocele. Espinha Bífida Cística. Leitura. Aprendizagem. Linguagem.
Introdução: A mielomeningocele é um tipo de espinha bífida aberta, decorrente do fechamento
inadequado do tubo neural durante o período de desenvolvimento que pode causar alterações motoras,
neurológicas e cognitivas. No Brasil, a prevalência desta condição é de aproximadamente 1,6 a cada
1000 nascidos vivos. Devido às diversas complicações do quadro, as repercussões da malformação
podem acarretar prejuízos na linguagem oral e escrita e, consequentemente, práticas interventivas
relacionadas ao letramento nesta população podem ser melhor exploradas. Objetivo: Caracterizar as
habilidades da linguagem escrita em crianças e adolescentes com Mielomeningocele e investigar os
efeitos de práticas de letramento nessa população. Método: Pesquisa estruturada em dois estudos: (1)
transversal para caracterização das habilidades da linguagem escrita (processamento fonológico,
leitura e escrita) em 09 crianças e adolescentes com Mielomeningocele entre 7 e 15 anos de idade que frequentam um Centro Especializado em Reabilitação e; (2) longitudinal para investigação das práticas de letramento na população alvo. Resultados: No estudo 1, 6 participantes apresentaram déficits nas habilidades de consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica, leitura e escrita e; no estudo 2, houve benefício após as práticas de letramento quanto às habilidades avaliadas, com melhor desempenho na consciência fonológica, nomeação rápida de cores, na repetição de não palavras, leitura e na escrita. Conclusão: As alterações na linguagem escrita no grupo estudado podem prejudicar o desenvolvimento educacional destas crianças e adolescentes, porém as práticas de letramento podem servir de fator protetivo que auxilia para a promoção do desenvolvimento da leitura e escrita.