VALIDAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA A CAPACITAÇÃO PARENTAL DE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Educação em saúde; Capacitação; Família, Relações Pais-Filho; Correção de Deficiência Auditiva.
A atuação diária da família da criança com deficiência auditiva é um fator robusto para o seu desenvolvimento, visto que ela é o agente mais eficaz no apoio contínuo ao desenvolvimento da criança. Há, no entanto, carência de evidências sobre os modelos de intervenção específicos para a capacitação parental às famílias, especialmente aqueles voltados à validação de materiais específicos para a intervenção.Desta forma, o objetivo deste estudo foi desenvolver e validar jogos para capacitação parental de famílias de crianças com deficiência auditiva. Trata-se deestudo de método misto, documental, metodológico (desenvolvimento dos jogos educativos e sua validação). Para o desenvolvimento dos jogos realizou-se uma revisão integrativa para sistematizar as evidências sobre programas de capacitação parental às famílias de crianças com deficiência, a qual é apresentada como Artigo 1. Após os estudos dos programas e pesquisas na área, elaborou-se um conjunto de jogos composto por: cartas multiuso, um jogo de percurso e um guia às famílias sobre os aspectos relacionados ao desenvolvimento da criança com deficiência auditiva e o papel da família com estratégias facilitadoras. Tais jogos foram avaliados por 6 juízes experientes em reabilitação auditiva, bem como por 2 famílias de crianças com deficiência auditiva que já receberam alta da reabilitação, por meio dos Instrumentos de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES) e Validação de Jogos Educativos, adaptados à finalidade desta pesquisa. Após a etapa de validação de conteúdo e de aparência dos materiais pelos juízes, com 95% de concordância sobre a adequação do material, o mesmo foi empregado em uma intervenção piloto de curto prazo, composta de 5 sessões, sendo 1 em enquadre de grupo e 4 sessões individuais, em desenho pré e pós intervenção, a 4 famílias de crianças com deficiência auditiva de um serviço de saúde auditiva, no qual foram avaliadas a interação pré e pós e a satisfação das mesmas com a intervenção, apresentado como Artigo 2. Como resultados obteve-se queos jogos foram validados e compõem um kit com um guia e regras dos 2 jogos, 21 cartas multiuso e um jogo de percurso com 25 cartas situacionais para reflexão sobre como otimizar a comunicação com a criança com deficiência auditiva. Embora não tenha sido constatada mudança confiável e significância clínica na análise inferencial das interações, na análise qualitativa foi observada melhora para 3 das quatro famílias, em especial, nas variáveis: responde à comunicação da criança, entusiasmo na interação, interação sintonizada e primeiro usa a voz para atrair a atenção da criança. Todas as famílias participantes da intervenção com o uso dos jogos ficaram satisfeitas. Concluiu-se que o pacote de jogos foi desenvolvido e validado, denominado: “Jogo da Sintonia”, o qual demonstrou ser uma promissora ferramenta auxiliar para a capacitação parental em serviços de reabilitação auditiva infantil.