MICROFONE REMOTO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Transtorno do Espectro Autista, Audição, Percepção auditiva, Tecnologia Assistiva.
Introdução: No Transtorno do Espectro Autista (TEA) são observadas dificuldades perceptuais auditivas que podem impactar o processo de aprendizagem, além dos aspectos sociais, sendo necessário intervenção.O microfone remoto (MR) é uma tecnologia assistiva que vem sendo estudada nesta população, por trazer benefícios nas habilidades auditivas, percepção auditiva e aspectos comportamentais. Objetivos: Estudo 1 - Mapear os estudos científicos sobre o uso do MR e a melhora na percepção de fala em crianças e adolescentes com TEA. Estudo 2 - Estudar a influência do uso do MR no contexto escolar de crianças e adolescentes com TEA. Metodologia: Estudo 1: revisão de escopo registrada no OSF. A busca será nas bases de dados Pubmed, Embase, Scopus, Web of Science, Lilacs, PsycoInfo, Google Scholar and ProQuest e lista de referências, seguindo o protocolo JBI.. Estudo 2: Estudo de intervenção prospectivo de série de casos. Formado por amostra de conveniência em escolas da região metropolitana de Natal, composta por grupo experimental e controle, de pré escolares, diagnosticados ou não com TEA. Será realizado pré e pós intervenção EOA, PEATE clique a 80 dB NA, frequency following response (FFR), e professores e pais responderão ao questionário CHAPS. A intervenção com MR ocorrerá por oito semanas em sala de aula, por duas horas diariamente. Resultados Esperados: Espera-se evidenciar se o uso do MR propicia melhora nos aspectos auditivos e comportamentais de indivíduos com TEA em sala de aula.