Conhecimento público sobre Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem no Brasil
Transtorno específico de linguagem, desenvolvimento da linguagem, linguagem infantil, conscientização, Brasil.
Introdução: O transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL) não é uma condição nova ou rara, mas seu conhecimento público é inferior ao de outras condições com menor incidência. Diferente de outros países, no Brasil não há, até onde sabemos, nenhum estudo documentado na literatura científica sobre a conscientização pública sobre TDL ou sobre o Distúrbio Específico de Linguagem (DEL), terminologia anterior. Há evidências de que a falta de conhecimento sobre o quadro afeta diretamente a obtenção do diagnóstico, bem como está associado ao menor financiamento para pesquisa. Objetivo: Investigar o conhecimento da população brasileira sobre o transtorno do desenvolvimento da linguagem. Método: Estudo do tipo descritivo e transversal, realizado através da aplicação de um questionário online baseado em estudo internacional recente. As questões estão divididas em seis seções, sendo primeira relacionada a características demográficas e sociais, enquanto as demais abordam conhecimento sobre quadros que comprometem o desenvolvimento da linguagem; a natureza do TDL; serviços de intervenção fonoaudiológica; papel da família; estratégias para conscientização sobre TDL, respectivamente. A coleta de dados foi iniciada em julho de 2021, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, e é destinada a toda população brasileira maior de 18 anos, exceto fonoaudiólogos e estudantes de Fonoaudiologia. A participação é voluntária e anônima. Resultados esperados: este estudo pretende compreender o conhecimento da população brasileira em relação ao TDL se comparado a outros transtornos mais conhecidos pelo público, além de analisar se esse conhecimento varia de acordo com aspectos sociodemográficos e ocupacionais.