EFEITO "SUMMER LEARNING LOSS" EM CRIANÇAS DE BAIXA RENDA NA FASE INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO
leitura, baixa renda, avaliação, aprendizagem, linguagem
Introdução: O efeito "Summer Learning Loss" é caracterizado como risco de prejuízo ou estagnação de processos de aprendizagem, especialmente em crianças na situação de vulnerabilidade social. O efeito ainda é pouco conhecido e estudado no Hemisfério Sul do mundo. Objetivo: Tendo em vista esse cenário, este estudo tem como objetivo realizar um levantamento na literatura mundial sobre a ocorrência e caracterização deste efeito e avaliar a ocorrência deste efeito em crianças de baixa renda estudantes de escolas públicas na cidade de Natal-RN. Método: O primeiro estudo trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre o efeito "Summer Learning Loss", com busca nas bases de dados Scielo, Pubmed, Eric, Medline, Lilacs, Periódicos Capes. O segundo é um estdo quantitativo, longitudinal, observacional em que habilidades linguísticas preditoras de leitura foram avaliadas em crianças de baixa renda de três escolas municipais do munícipio de Natal. A avaliação aconteceu em dois períodos escolares, antes e após as férias de fim de ano. Resultados: No estudo 1 foram encontrados 149 artigos e selecionados 8 para revisão, de acordo com os critérios adotados, e é descrito a real ocorrência do efeito "Summer Learning Loss" independente da cultura. Há foco para o estudo da ocorrência do efeito em crianças desde o último ano da Educação Infantil até o último ano do Ensino Fundamental, principalmente relacionada a habilidades básicas de leitura e matématica. No estudo 2, a análise estatística dos dados evidenciou predominante estagnação na comparação das médias das habilidades linguístico-cognitivas avaliadas antes e depois das férias de 10 semanas. Conclusão: Há consenso na leitura sobre a ocorrência do efeito "Summer Learning Loss", em populações de baixa renda, o que gera prejuízos contínuos. O segundo estudo reitorou a informação trazida pela revisão, na qual as crianças de baixa renda tendem a apresentar padrões de declínio ou estabilizar o processo de aprendizagem durante as férias escolares.