PREDITORES LINGUÍSTICOS DE ALFABETIZAÇÃO EM CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES DE BAIXA RENDA
crianças; educação infantil; alfabetização; leitura; baixa renda.
Objetivo: Caracterizar o perfil de desempenho de preditores linguísticos da alfabetização de crianças pré-escolares de baixa renda da rede pública de ensino da cidade de Natal. Método: Estudo observacional, transversal, descritivo e correlacional, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP HUOL) da UFRN, sob o número 2.440.976. A amostra foi composta por 96 pré-escolares matriculados no nível IV do ensino infantil de três CMEIs da rede pública de ensino, com idade média de seis anos. As habilidades linguísticas discriminação fonológica, fonologia, vocabulário expressivo, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras foram avaliadas por meio de protocolos específicos e um questionário socioeconômico e cultural foi aplicado com os pais ou responsáveis pela criança para investigar fatores ambientais. Para análise estatística descritiva e inferencial foi utilizado o Software SPSS Statistics 20. Os Testes de Mann-Whitney e de Kruskal-Wallis foram realizados para comparar médias entre grupos de variáveis categóricas e o Teste de Correlação de Spearman foi utilizado para correlacionar variáveis quantitativas. O nível de significância estatística adotado para todos os testes de análise inferencial foi de p≤0,05. Resultados: Os participantes do estudo apresentaram desempenho aquém do esperado em vocabulário expressivo, consciência fonológica, nomeação automática rápida, memória de trabalho fonológica e identificação de letras. Em relação ao desenvolvimento da fonologia, o processo fonológico simplificação de encontro consonantal foi o mais frequente, aparecendo em mais de 25% de suas possibilidades de ocorrência em 21 crianças da amostra.