ALMANAQUE DA TUBERCULOSE: Uma experiência compartilhada na produção de conhecimentos
Palavras-chave: Redes e Atenção à Saúde. Tecnologia Educacional. Tuberculose. Educação em saúde
Almanaque. Educação em saúde. Níveis de Atenção à Saúde. Tecnologia Educacional. Tuberculose.
Introdução: A tuberculose (TB) é considerada uma doença infectocontagiosa, causada pela proliferação do Mycobacterium Tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões, podendo atingir outras áreas do corpo. Contudo, embora seja uma doença antiga e de fácil tratamento, a TB é considerada um grave problema de saúde pública. Evidencia-se ainda que existem fatores que favorecem ao abandono do tratamento da tuberculose, o que vem a dificultar cada vez mais a interrupção da cadeia de transmissão, nesse contexto vale ressaltar a importância da integração das Redes de Atenção à Saúde como peça fundamental no controle dessa patologia. Objetivo: Analisar um conjunto de saberes e práticas sobre tuberculose para uso em uma tecnologia educativa de apoio às ações de promoção da saúde nas Redes de Atenção do SUS. Metodologia: O estudo é de abordagem qualitativa e descritiva, situado no campo das pesquisas de intervenção e orientado pelos preceitos da Pesquisa-Ação. Os métodos e técnicas utilizados - revisão integrativa, entrevistas e grupo focal -, possibilitaram o desenvolvimento de uma tecnologia educativa interativa, no formato de um ‘Almanaque’, para uso nas modalidades virtual e física pelos profissionais de saúde. O cenário de estudo é o município de Cajazeiras-PB. A população foi constituída por enfermeiros, médicos, agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia, técnico em baciloscopia, bioquímico inseridos nos três níveis de atenção à saúde e usuários que receberam diagnóstico de TB. A coleta dos dados foi feita nos meses de abril/2023 a setembro/2023, após ser aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa. O estudo respeitou a condição humana e cumpriu todos os requisitos de autonomia, não-maleficência, justiça e equidade, dentre as outras exigências explícitas na resolução 466/2012 do Ministério da Saúde. Resultados: O desenvolvimento do almanaque possibilitou a participação dos sujeitos da pesquisa no processo educativo, contribuindo para a construção do conhecimento e o aumento de autonomia, além de contribuir e permitir que os profissionais de saúde e os usuários do sistema obtenham mais conhecimento acerca da TB potencializando o processo de trabalho. Acredita-se que por meio desta pesquisa, também foi identificar fragilidades na atenção e no controle do agravo nas Redes de Atenção do SUS como elementos a serem trabalhados na tecnologia educacional.