IMPLANTAÇÃO DE UM ESCORE DE ALERTA PRECOCE EM UMA ENFERMARIA PEDIÁTRICA
Escore de alerta precoce. Criança hospitalizada. Gravidade do paciente. Enfermagem pediátrica. Estudo de validação.
Sinais de deterioração clínica podem já estar presentes no momento da internação pediátrica ou podem surgir de forma súbita, configurando-se em uma situação de gravidade que pode prolongar a permanência hospitalar, aumentar o risco de morbidade, incapacidade e morte. Na tentativa de antecipar o reconhecimento dos sinais de deterioração clínica no paciente pediátrico, uma variedade de Sistemas de Alerta Precoce Pediátrico foi proposta por grupos de estudos em todo o mundo. No Brasil esse sistema foi adaptado do Brighton Paediatric Early Warning Score e presentou boa acurácia. O objetivo desse estudo foi implantar o Alerta Precoce Pediátrico em uma unidade de internação pediátrica. A pesquisa é do tipo Convergente Assistencial com abordagem qualitativa e quantitativa. A coleta, produção e análise dados foi realizada seguindo as etapas da pesquisa convergente assistencial. Na primeira etapa, de concepção, ocorreu a delimitação do tema, contextualização do problema de pesquisa e elaboração do objetivo geral. Na segunda etapa, de instrumentação, definiu-se a enfermaria pediátrica como local de coleta onde a pesquisadora integra a equipe profissional deste cenário, e médicos e enfermeiros como participantes do estudo, com definição dos critérios de inclusão e exclusão. Na terceira etapa, de perscrutação, foi realizada a coleta dos dados em cinco momentos: aplicação de um questionário pré-teste; treinamento sobre o Alerta Precoce Pediátrico; aplicação do escore de alerta precoce; realização de entrevista semi-estruturada e implantação do escore de alerta precoce na enfermaria. Para análise dos dados, foi utilizada as fases da pesquisa convergente assistencial, de acordo com Trentini e Paim (2014): apreensão, síntese e teorização. Os resultados dos questionários mostram que todos os participantes citaram importantes alterações fisiológicas das crianças avaliadas, que já utilizam algum tipo de escala/escore/checklist/formulário para fazer avaliação clínica de rotina no serviço, mas, que ainda apresentam algumas dificuldades no reconhecimento dos sinais de deterioração clínica das crianças. Quanto à utilização do alerta precoce pediátrico, os profissionais citaram que ele auxilia na identificação de casos de deterioração clínica da população pediátrica de forma concisa e objetiva, gera alertas que favorecem a tomada de ações apropriadas e contribui para o desenvolvimento de um trabalho interprofissional e colaborativo. Assim, acredita-se que a utilização de uma tecnologia assistencial de alerta de precoce pediátrico traz um impacto positivo na assistência à criança, pois evita a evolução da piora do quadro clínico e favorece o trabalho da equipe com consequente melhoria da assistência oferecida.