PROTOCOLO DE IDENTIFICAÇÃO E CORREÇÃO DE ASSINCRONIA PACIENTE-VENTILADOR PELO MÉTODO DE INSPEÇÃO VISUAL PARA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA
Protocolo, Assincronia Paciente-Ventilador, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica.
A ventilação mecânica invasiva se constitui como um dos principais suportes de tratamento para as crianças que apresentam insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada em unidade de terapia intensiva pediátrica. Entretanto, o seu uso prolongado induz a processos inflamatórios, além da ocorrência de assincronia paciente-ventilador, definida como a incompatibilidade entre as demandas ventilatórias do paciente em relação ao que é oferecido pelo ventilador mecânico. Este evento gera desfechos clínicos adversos, além do risco aumentado de mortalidade. Diante dessa problemática, o objetivo deste estudo é construir e validar um protocolo de identificação e correção de assincronia paciente-ventilador pelo método de inspeção visual para crianças internadas em unidade de terapia intensiva pediátrica. Trata-se de uma pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa, fundamentado no modelo da Psicometria de Pasquali, executada em quatro fases. Inicialmente, será realizada uma revisão integrativa de literatura para a construção dos domínios e itens do protocolo. Em seguida, ocorrerá a análise teórica dos itens por meio da validade de conteúdo e da aparência, que será em dois momentos: análise do conteúdo e da aparência por 10 juízes especialistas em suporte ventilatório invasivo; e da análise semântica dos itens, pela técnica de brainstorming, que consistirá em checar a compreensão dos domínios e itens por dois grupos de três grupos de residentes fisioterapeutas, enfermeiros e médicos que atuam na unidade de terapia intensiva pediátrica do Hospital Universitário Onofre Lopes. Por último, será avaliada a propriedade psicométrica fidedignidade, na qual será aplicado o instrumento em crianças internadas na referida unidade de terapia intensiva. A análise dos dados será realizada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), coeficiente de concordância de Kappa (k) e coeficiente de correlação de Spearman. Espera-se que o protocolo proposto direcione os profissionais atuantes na unidade de terapia intensiva pediátrica, para que sejam capazes de identificar e corrigir as assincronias ventilador-paciente, a fim de melhorar a qualidade da prática assistencial no cuidado às crianças ventiladas mecanicamente, minimizando o tempo de suporte ventilatório invasivo e as complicações, além de corroborar para a execução de condutas seguras.